Sofia perdeu a audição assim que nasceu, ao ser medicada com fortes antibióticos ototóxicos para salvar sua vida.
Aos três meses, Sofia colocou aparelhos auditivos nos dois ouvidos e iniciou os tratamentos de fonoterapia. No momento que ela colocou os aparelhos, seus pais se deram conta de quanto ela perdia do mundo sem eles. Quinzenalmente Sofia fazia fonoterapia para estimular a fala e a audição. As audiometrias também eram frequentes.
Com 12 meses de vida, o diagnóstico foi concluído: seria necessário colocar o implante coclear no ouvido direito e manter aparelho auditivo do lado esquerdo.
A cirurgia ocorreu quando ela tinha 1 ano e 1 mês. Hoje ela tem 1 ano e 11 meses e seu desenvolvimento tem sido excelente. Sua irmã gêmea possui melhor compreensão e fala, mas é questão de tempo para Sofia chegar lá.
O implante coclear é um dispositivo para pessoas com perda auditiva severa ou profunda. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Com essa tecnologia, a pessoa surda consegue ouvir e, consequentemente, aprende a falar. São chamados de surdos oralizados, pois não dependem de língua de sinais para se comunicarem.
Soso corajosa e valente desde que nasceu ❤️